A Spestuna por Ponte de Lima

A Spestuna por Ponte de Lima

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

* Ofélia *


Ofélia também não poderia ter sido esquecida, dado o peso que teve na vida do Poeta:

Ofélia

Eu sei!
O mundo fala de mim
sem entender
que o amor é,
ao mesmo tempo,
casto e sensual...

Um dia,
alguém julgará o meu ardor
pois
o que a minha alma
mais deseja e quer
é o calor suave
do teu suave
corpo de mulher!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Carta de Amor de Fernando Pessoa a Ofélia




Meu amorzinho, meu Bébé querido:


São cerca de 4 horas da madrugada e acabo, apezar de ter todo o corpo dorido e a pedir repouso, de desistir definitivamente de dormir.
Ha trez noites que isto me acontece, mas a noite de hoje, então, foi das mais horriveis que tenho passado em minha vida.
Felizmente para ti, amorzinho, não podes imaginar.
Não era só a angina, com a obrigação estupida de cuspir de dois em dois minutos, que me tirava o somno. É que, sem ter febre, eu tinha delirio, sentia-me endoidecer, tinha vontade de gritar, de gemer em voz alta, de mil cousas disparatadas.
E tudo isto não só por influencia directa do mal estar que vem da doença, mas porque estive todo o dia de hontem arreliado com cousas, que se estão atrazando, relativas á vinda da minha família, e ainda por cima recebi, por intermedio de meu primo, que aqui veio ás 7 1/2, uma serie de noticias desagradaveis, que não vale a pena contar aqui, pois, felizmente, meu amor, te não dizem de modo algum respeito.
Depois, estar doente exactamente numa occasião em que tenho tanta cousa urgente a fazer, tanta cousa que não posso delegar em outras pessoas.
Vês, meu Bébé adorado, qual o estado de espirito em que tenho vivido estes dias, estes dois ultimos dias sobretudo?
E não imaginas as saudades doidas, as saudades constantes que de ti tenho tido.
Cada vez a tua ausencia, ainda que seja só de um dia para o outro, me abate; quanto mais hão havia eu de sentir o não te ver, meu amor, ha quasi três dias!
Diz-me uma cousa, amorzinho: Porque é que te mostras tão abatida e tão profundamente triste na tua segunda carta - a que mandaste hontem pelo Osorio?
Comprehendo que estivesses tambem com saudades; mas tu mostras-te de um nervosismo, de uma tristeza, de um abatimento tães, que me doeu immenso ler a tua cartinha e ver o que soffrias. O que te aconteceu, amôr, além de estarmos separados?
Houve qualquer cousa peor que te acontecesse? Porque fallas num tom tão desesperado do meu amor, como que duvidando d'elle, quando não tens para isso razão nenhuma?Estou inteiramente só - pode dizer-se; pois aqui a gente da casa, que realmente me tem tratado muito bem, é em todo o caso de cerimonia, e só me vem trazer caldo, leite ou qualquer remedio durante o dia; não me faz, nem era de esperar, companhia nenhuma.
E então a esta hora da noite parece-me que estou num deserto; estou com sêde e não tenho quem me dê qualquer cousa a tomar; estou meio-doido com o isolamento em que me sinto e nem tenho quem ao menos vele um pouco aqui enquanto eu tentasse dormir.Estou cheio de frio, vou estender-me na cama para fingir que repouso.
Não sei quando te mandarei esta carta ou se acrescentarei ainda mais alguma cousa.
Ai, meu amor, meu Bébé, minha bonequinha, quem te tivesse aqui! Muitos, muitos, muitos, muitos, muitos beijos do teu, sempre teu

Fernando19/02/1920

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

V Ofélia - festival de Tunas femininas @ Ponte de Lima

Mais um ano e mais um Ofélia se irá realizar!
O Festival de Tunas Femininas de Ponte de Lima decorrerá no dia 28 de Março 09.
Em breve anunciaremos o cartaz e Tunas presentes...

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Em breve novidades V Ofélia

A Spestuna começa a preparar o V Ofélia - Festival de Tunas Femininas em Ponte de Lima.


Notícias Brevemente!

VII Ofélia - "Onde está a Cabra Ritinha?"

Spestuna no Você na TV

Spestuna no "Você na TV" - Solo Ponte de Lima

VII Anos de Recordações

Melhores Momentos ***

Os enganos numa tarde de gravações